Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abençoe, em vós sentireis fortes consolações, dessas que secam as lágrimas; sentireis aspirações grandiosas que vos mostrarão o porvir que o soberano Senhor prometeu. 

Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863) 

Quando enfrentamos o nascimento e a morte somos  chamados a  refletir sobre o tempo, a efemeridade, a impermanência, a evolução. A série A caminho do céu, conta de maneira sensível a história do jovem Geu Ru (Tang Joon-Sang) que tem síndrome de Asperger, e com seu pai, presta serviços de auxílio de traumas, fazem a limpeza do local e dos objetos de quem acabar de desencarnar.

Geu Ru, que trabalha com a questão da morte dos outros em seu dia a dia, tem que lidar com a perda repentina do pai e passa a conviver com o tio, Sang Gun (Je-Hoon Lee). O arco entre os personagens nos faz refletir sobre paciência, vida, conflitos, diferenças e desencarnação. A desconstrução do personagem de San Gu, nos confronta e nos faz compreender a relação entre passado, presente e a forma que nos relacionamos com o outro. 

Além dos personagens principais, a cada episódio é apresentado um caso que traz reflexões sobre os muitos aspectos envolvidos na morte, no luto, na dor e na lembrança. Gradualmente vai transformando a relação entre tio e sobrinho, que começa a ver a morte de maneira diferente. 

Nos traz reflexões diversas e pondera sobre o temor da morte de modo sensível, relembrando a questão 941 de O livro dos espíritos que nos detalha: 

  1. Para muitas pessoas, o temor da morte é uma causa de perplexidade. Donde lhes vêm esse temor, tendo elas diante de si o futuro?

“Falece-lhes fundamento para semelhante temor. Mas que queres! se procuram persuadi-las, quando crianças, de que há um inferno e um paraíso e que mais certo é irem para o inferno, visto que também lhes disseram que o que está na Natureza constitui pecado mortal para a alma! Sucede então que, tornadas adultas, essas pessoas, se algum juízo têm, não podem admitir tal coisa e se fazem ateias ou materialistas. São assim levadas a crer que, além da vida presente, nada mais há. Quanto aos que persistiram nas suas crenças da infância, esses temem aquele fogo eterno que os queimará sem os consumir.

Ao justo, nenhum temor inspira a morte, porque, com a fé, tem ele a certeza do futuro. A esperança fá-lo contar com uma vida melhor; e a caridade, a cuja lei obedece, lhe dá a segurança de que, no mundo para onde terá de ir, nenhum ser encontrará cujo olhar lhe seja de temer.” (730)

Serviço

A caminho do Céu (2021)

Temáticas: Luto, morte, família, diferenças.

Criação: Kim Sung-ho,Yoon Ji-ryun

Onde assistir: Netflix

12 | Drama | 10 episódios