Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz "Além da Tela, dicas de filmes e séries com o olhar doutrinário", o subtítulo diz "Avatar 2" e a assinatura diz "Temáticas: Conflito, união, ciclos".

O caminho da água é a nova sequência do sucesso Avatar em cartaz nos cinemas em todo o mundo. A história de Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) retoma sua trajetória 10 anos depois da guerra contra os humanos em Pandora. Agora o planeta Terra está morrendo e Pandora é a única chance de habitação dos humanos que tentam novamente erguer fortalezas no planeta para dominá-lo. 

O conflito em Avatar 2 está presente na vida na Terra, um mundo de provas e expiações, enquanto Pandora é um mundo totalmente regenerado, com habitantes confluindo em paz e harmonia. Isso nos remete à obra O céu e o inferno [1], onde Kardec nos traz a seguinte reflexão: “O mundo espiritual tem esplendores por toda parte, harmonias e sensações que os Espíritos inferiores, submetidos à influência da matéria, não entre-vêem sequer, e que somente são acessíveis aos Espíritos purificados.

Sendo assim, “o progresso nos Espíritos é o fruto do próprio trabalho; mas, como são livres, trabalham no seu adiantamento com maior ou menor atividade, […]. Enquanto uns avançam rapidamente, entorpecem-se outros, quais poltrões nas fileiras inferiores. São eles, pois, os próprios autores da sua situação, feliz ou desgraçada, conforme esta frase do Cristo: ‘A cada um segundo as suas obras.’ (Romanos, 2:6.)”.

Que tenhamos o pensamento elevado em todas as situações, agradecendo o que nos foi concedido e refletindo sobre os erros que porventura possamos estar ainda a realizar. Um bom filme a todos.  

Serviço

Avatar: O caminho da água (2022)
Temáticas: Conflito, união, ciclos
Diretor: James Cameron
12 | Ficção científica/Ação | 3h12min
Em cartaz nos cinemas


NB [1]: KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Tradução de Manuel Quintão. 61. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2019. Cap.3, it.7. Disponível gratuitamente no portal da FEB.