O documentário Chico para Sempre, estreia desta semana nos cinemas, é mais uma oportunidade para conhecer Chico Xavier por meio do olhar daqueles que conviveram com o médium. Com registros e depoimentos ao longo de 130 minutos, o filme nos reintroduz ao seu convívio. Para cada uma das milhares de pessoas que puderam estar em sua presença, Francisco Cândido Xavier representa um fragmento de suas histórias. E para muitos, Chico é o verdadeiro significado do Evangelho de Jesus. Um homem chamado amor. 

Na apresentação de seu livro Testemunhos de Chico Xavier, Suely Caldas Schubert cita um trecho da obra O evangelho segundo o espiritismo[1] de Kardec para introduzir o médium aos leitores: “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixarão a fronte, rendendo-lhe graças pelas aflições que a Terra lhes destina” (Missão dos Espíritas, Cap. 20, it. 4). 

E foi com O evangelho segundo o espiritismo e O livro dos espíritos sempre ao seu lado que Chico Xavier, o homem, o médium e a caridade em pessoa pode estar presente na vida de tantos brasileiros que lhe são gratos pela sua existência. Chico para sempre é um emocionante retrato do amor que está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Serviço

Chico para Sempre (2022)
Temáticas: Mediunidade, caridade, Evangelho de Jesus.
Diretor: Wagner de Assis
12 | Documentário | 130min
Em cartaz nos cinemas brasileiros

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 12. imp. Brasília: FEB, 2021.