Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz "Além da Tela, dicas de filmes e séries com o olhar doutrinário", o subtítulo diz "Encanto" e a assinatura diz "Temáticas: família, habilidades, reencontros".

“Não aguardes aparente grandeza para ser útil.
Missão quer dizer incumbência.
E ninguém existe aos ventos do acaso.” 

— Emmanuel.

Encanto (Disney, 2021) é o tipo de história que nos mostra que na diversidade encontramos a união. Tudo começa em um vilarejo cercado de montanhas na Colômbia. A família Madrigal se acha ali, protegida do mundo exterior. Há várias gerações, todos os membros do grupo despertam na infância algum tipo de habilidade, que poderíamos dizer quase mediúnica. Todos, exceto Mirabel. Aparentemente a única criança a não desenvolver os encantos da família será a que irá mudar o rumo de todos, conduzindo de volta ao lar aqueles que partiram. 

Como nos traz Emmanuel: “É aí no reduto doméstico, por trás das paredes que nos isolam do aplauso público, que a Providência Divina nos experimenta a madureza mental ou o proveito dos bons conselhos que ministramos” [1]. 

Folheando o Livro da esperança (XAVIER:1964), encontramos o capítulo 16, Ninguém é Inútil, mencionado na abertura deste resumo. Nele, Emmanuel complementa o  olhar sobre o capítulo 7, item 6, em O evangelho segundo o espiritismo, em que Allan Kardec reflete sobre o princípio da humildade. 

De forma direta, nos explica que somos úteis em nosso dever, não diante da grandeza, mas no cotidiano: “No dicionário das Leis Divinas, as nossas tarefas tem o sinônimo de dever. Atentamos à obrigação para que fomos chamados no clima do bem. Não te digas inútil, nem te assevera incompetente. Para cumprir a missão que nos cabe, não são necessários um cargo diretivo, uma tribuna brilhante, um nome preclaro ou uma fortuna de milhões. Basta estimemos a disciplina no lugar que nos é próprio, com o prazer de servir”. Um bom filme a todos. 

Serviço

Encanto (2021)
Temáticas: família, habilidades, reencontros 
Oscar 2022 de melhor filme de animação
Livre | Musical e Infantil | 1h49min
Disponível na Disney +

NB [1]: XAVIER, F.C. Livro da esperança. Pelo Espírito Emmanuel. Brasília, FEB; Uberaba: CEC, 2023.