Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé, centralizada, está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz "Além da Tela, dicas de filmes e séries com o olhar doutrinário", o subtítulo diz "Pequena Miss Sunshine" e a assinatura diz "Temática: Família, laços, acolhimento".

Olive recebe uma notícia incomum para a rotina da família Hoover, a seleção para o concurso na Califórnia, o Pequena Miss Sunshine. A princípio Sheryl, sua mãe, Richard, seu pai, o irmão Dwayne e o tio Frank recebem a notícia com desdém, mas incentivada pelo avô, Edwin, Olive não perde as esperanças de ganhar. 

Por mais que pareça aos espectadores do filme Pequena Miss Sunshine (2006), a família de Olive pode não demonstrar afeto e preocupação uns com os outros. No entanto, no desenvolver da história, todos, à sua maneira, se unem no propósito maior: fazê-la feliz. Segundo Kardec, os laços de família são importantes para o desenvolvimento do progresso espiritual de cada um, não findando com a reencarnação. 

Relembramos o trecho da obra O evangelho segundo o espiritismo (cap.4, it.18), em que Kardec se aprofunda na temática: “Com a reencarnação e progresso a que dá lugar, todos os que se amaram tornam a encontrar-se na Terra e no Espaço e juntos gravitam para Deus. Se alguns fraquejam no caminho, esses retardam o seu adiantamento e a sua felicidade, mas não há para eles perda de toda esperança. Ajudados, encorajados e amparados pelos que os amam, um dia sairão do lodaçal em que se enterraram. Com a reencarnação, finalmente, há perpétua solidariedade entre os encarnados e os desencarnados, e, daí, estreitamento dos laços de afeição”. 

Que esta reflexão nos sirva de farol para entendermos e nos unirmos e reconectarmos àqueles que nos são próximos. Um bom filme a todos.  

Serviço

Pequena Miss Sunshine (2006)

Temática: Família, laços, acolhimento

Direção: Valerie Faris, Jonathan Dayton

14 | Comédia/Drama | 1h45min

Disponível na Star+

NB [1]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Brasília: FEB, 2019.