Ilustração de uma sala de cinema, com poltronas vermelhas e uma tela com projeção de um filme, seguido do logotipo FEB Cinema, composto por um símbolo de play dentro de um frame antigo de película com a palavra FEB Cinema, sigla para Federação Espírita Brasileira. No rodapé centralizado está uma caixa visual vermelha levemente transparente com um texto em branco, separado por título, subtítulo e assinatura. O título diz "Além da Tela, dicas de filmes e séries com o olhar doutrinário", o subtítulo diz "Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz" e a assinatura diz "Temáticas: Mediunidade, caridade, auxílio ao próximo".

“Médium é toda pessoa que sente, 
num grau qualquer, 
a influência dos Espíritos”. 
Allan Kardec [1]

Na linguagem simples do interior do Brasil, Arigó quer dizer caipira ou ainda quem trabalha em estradas de ferro. E esta era a imagem que representava José Pedro de Freitas, conhecido na cidade de Congonhas (MG) como Zé Arigó. Após três anos premonitórios, de dores e sonhos nebulosos, uma tarefa lhe foi atribuída pelos espíritos. Suas mãos passariam a ser um instrumento de mediunidade e cura. Foi capaz de auxiliar milhares de pessoas ao longo das décadas de 1950 a 1960, chegando a atender 200 pessoas por dia.

Por seu intermédio, o “careca” Dr. Fritz — médico alemão desencarnado durante a Primeira Guerra Mundial —, realizava procedimentos intervencionistas da medicina de sua época, portando apenas canivete e pequenas facas. Uma missão recusada, a princípio, por Zé Arigó, mas que se tornou parte de sua história. 

Kardec nos cita em O livro dos médiuns, que a palavra médium — proveniente do latim —, é “a pessoa que pode servir de intermediária entre os Espíritos e os homens”. De certo modo, todos podem manifestar suas faculdade mediúnica, independente de credo. No entanto, a tarefa mediúnica é um caminho complexo que envolve dedicação, trabalho e estudo.  

No trecho “Missão do homem inteligente na Terra” presente na obra O evangelho segundo o espiritismo, Kardec sintetiza: “Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a inteligência, é que deseja que a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que Ele vos dá, pondo em vossas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a Ele”. E os Espíritos completam: “A faculdade lhes é concedida porque precisam dela para se melhorarem e, também, para que possam receber bons ensinamentos”. 

Ao lado da esposa Arlete, Arigó desenvolveu uma caminhada de lutas e desafios em torno da mediunidade, trabalhando com dedicação e renúncia em auxílio ao próximo. Acompanhe essa história de amor e fé em Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz. A cinebiografia de Zé Arigó está em cartaz nos cinemas brasileiros.  

Serviço

Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz (2018)
Temáticas: Mediunidade, caridade, auxílio ao próximo
Elenco: Danton Mello, Juliana Paes, Marcos Caruso e João Signorelli
Diretor: Gustavo Fernandes
14 | Drama | 1h48m
Em cartaz nos cinemas brasileiros

NB [1]: KARDEC, Allan. O livro dos médiuns. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 6. imp. Brasília: FEB, 2020. 
NB [2]: KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução Evandro Noleto Bezerra. 2. 12. imp. Brasília: FEB, 2021.