
“A morte só destruirá o corpo,
que deixarei como roupa usada,
mas o meu Espírito viverá sempre”.
(KARDEC, Cap.1, it. 3)[1]
Um pai, uma mãe e uma filha. Uma história que em apenas 12 minutos nos leva a uma forte despedida, contada por meio de lembranças entrecortadas com a sensação de vazio, representada pela ausência física da criança. A animação aborda de maneira delicada os atentados recorrentes em escolas. A perda ocorrida de maneira tão violenta, o luto, a tristeza e a reconciliação.
Na obra O céu e o Inferno [1], segunda parte, capítulo 2, o Espírito Georges apresenta o seguinte trecho em A morte do justo: “O amor não tem limites; enche o Espaço e dá e recebe mutuamente as suas divinas consolações. […]; assim é o amor; mais profundo que as ondas, mais infinito que o Espaço, a todos vós, encarnados e desencarnados, deve unir na santa comunhão da caridade, fusão sublime do finito e do eterno.”
A caridade e a fraternidade, basilares na prática espírita, nos trazem consolo e reflexão para momentos como de interrupção de trajetórias da vida corpórea. Ainda segundo Kardec, a Doutrina Espírita modifica completamente a maneira de encarar o futuro (KARDEC, Cap.2, it.10). E com essa mensagem, desejamos uma boa reflexão.
Serviço
Se Algo Acontecer… Te amo (2020)
Direção: Will McCormack, Michael Govier
Oscar 2021 de Melhor Curta-Metragem de Animação
12 | Drama | 12min
Disponível na Netflix
–
NB [1]: KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Brasília: FEB, 2013. Capítulo 2, O temor da morte.