Publicado em 11 de abril de 2022

Dirigido por Daniel Filho, a cinebiografia intitulada Chico Xavier (Sony, 2010) retrata a caminhada do médium brasileiro. A história não é contada de forma linear, trazendo passagens da trajetória do médium, entrelaçado com outras histórias de pessoas que encontraram nele auxílio e conforto. Chico Xavier é interpretado por três atores: Matheus Souza (infância), Ângelo Antônio (juventude) e Nelson Xavier (maturidade).

As passagens da vida de Francisco Cândido Xavier nos vêm como exemplo não só de caridade, mas também de como a humanidade pode progredir, a partir do auxílio e amor ao próximo. Sua história tem a nos ensinar que mesmo em situações de desesperança, a prece é aliada, trazendo não só alento, mas energia para continuarmos firmes no caminho do Evangelho.

No livro Testemunhos de Chico Xavier[1], Suely Caldas Schubert traz a reflexão sobre as escolhas do médium. O sofrimento, a abnegação, a renúncia, o trabalho pela mediunidade e o amor aos mais necessitados foram parte do cotidiano do homem Francisco. “Chico entendia que nos momentos cruciais e decisivos, nas horas amargas dos testemunhos, ele teria a presença dos seres invisíveis e amigos do seu lado – ele teria Jesus!” (SCHUBERT, 2020, p. 465).

Neste Ano em que rememoramos a sua desencarnação, trazemos Chico Xavier como nossa dica do mês do Além da Tela. Um bom filme a todos!

Serviço

Chico Xavier (2010)

Direção: Daniel Filho

Roteiro: Marcos Bernstein

Livre | Biografia | Drama | 2h

Disponível na GloboPlay

[1] NB: SCHUBERT, Suely Caldas. Testemunhos de Chico Xavier. 5. ed. Brasília: FEB, 2020.