A Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (FEEES) trouxe em sua mais nova edição da revista A Senda um bate-papo com o diretor da FEB Cinema, João Rabelo, para comentar sobre o selo. Organizada por Fabiano Santos, a página de Entrevista está na edição nº 218, nov-dez 2022

Entrevista | João Rabelo, diretor da FEB Cinema. 

Por Fabiano Santos

O que é a FEB Cinema?                       

É uma nova área da FEB que objetiva estruturar, organizar e viabilizar a divulgação da Doutrina Espírita pelos recursos audiovisuais. O Cinema deseja e trabalha, contando belas histórias que comovam, agradem e divirtam as pessoas. Sabe-se que a sociedade, no Brasil e no mundo, está insatisfeita com o que se faz, sobretudo porque o apelo tem sido a apelação e violência. As pessoas desejam conteúdo, valores, de maneira lúdica, agradável. A Doutrina Espírita, em suas obras, tem muito a oferecer e contribuir nesse aspecto. Tem a FEB cerca de 600 títulos, quase todos substanciosos de valores morais. É uma nova maneira e ferramenta de divulgação doutrinária. 

Quais são suas linhas de atuação?

Utilizar a telona, o streaming e subprodutos que resultem desse esforço. A tecnologia, nesse campo, não tem limites e alcança todos os idiomas, todos os povos e culturas. Haja visto que Nosso Lar, nossa primeira experiência, foi visto também em países muçulmanos com boa aceitação. Nosso Lar foi visto por 40 milhões de pessoas em 60 países.

O que já temos concretizado pela FEB Cinema?

Primeiramente, conhecer e criar canais com os grandes produtores, exibidores e financiadores, aprendendo a metodologia e adequando-se a trabalhar esses canais. É um mundo encantador e que exige sensibilidade, competência, estrutura moderna e técnicas especializadas. Não há espaço para improvisação e amadorismo. Já demos passos importantes e estamos avançando.

O que vem por aí?

Muito trabalho e alegrias. No próximo dia 13.10.22, lançaremos o longa metragem Chico para sempre; em outubro do próximo ano, levaremos ao mercado Nosso Lar 2, em aproximadamente 600 salas simultaneamente. As filmagens foram concluídas e cuidamos, agora, dos acabamentos e finalizações, tais como sonoridade, efeitos visuais etc.; no primeiro semestre de 2023, iniciaremos as filmagens do longa Emmanuel que vai ser espetacular. Mas, além disso, estamos nas tratativas, para produzir todos os grandes romances de Emmanuel, obras de André Luiz, Yvonne Pereira, Fernando do O e outros, sem prejuízo das obras infantis. A perspectiva é animadora e trabalhamos com grupos internacionais, como Disney, por exemplo, a maior do mundo. Potencial é o que nos anima e motiva os produtores. Podemos afirmar que poderemos lançar um filme por ano, ou até mais. Confiamos na inspiração dos Benfeitores.